Se é para ter um aquário, vamos deixar a água sempre em boas condições, não é? O skimmer está aí para te ajudar nessa tarefa.
No entanto, uma pessoa que só tem o aquarismo como hobby realmente precisa do Skimmer? Não. É possível praticar a sua diversão, manter os seus animais saudáveis, manter a água em um bom estado ainda que não tenha esse acessório. Mas, se você tiver, não o tire.
Os benefícios são tão bons e é um equipamento tão eficaz, que ele vai te economizar muito tempo.
Quer ver? Continua lendo!
O que é e para que serve o Skimmer?
O Skimmer é um dispositivo criado para limpar a água do aquário marinho de forma a remover os compostos orgânicos dissolvidos. Pense em uma câmara que mistura a água com o ar para poder criar uma espuma muito densa.
A ação da limpeza ocorre por meio das bolhas que compõe essa espuma. As bolhas vão subindo e capturando lentamente todos os compostos orgânicos dissolvidos.
Publicidade
A partir do momento em que a espuma está acumulada no topo do Skimmer, você já pode retirá-la e a água ficará limpa pois os compostos orgânicos já estão sendo eliminados antes de poluírem o tanque.
Os 5 tipos de Skimmer que você precisa conhecer
O skimmer tem como objetivo retirar todos os aminoácidos, carboidratos, fenóis, iodo, gorduras e bactérias antes que esses compostos comecem o seu clico de nitrogênio (o que polui a água).
Percebido a importância do Skimmer, chegou a hora de conhecer os 5 tipos que existem, caso queira ir em frente e comprar um para utilizar no seu aquário.
É importante dizer que eles não têm muita diferença entre si e a escolha varia de acordo com o sistema que você já tem em casa, visto que tem alguns sistemas que não aceitam determinados tipos de skimmer.
Venturi
Creio que se não for o mais simples, com certeza é um dos mais simples. Ele tem uma entrada de bomba e uma válvula que dá o nome ao skimmer que tem como objetivo ajudar na injeção de ar.
Uma das maiores vantagens e até uma maneira de identificar com o sistema é que ele possui bombas de baixo vazão.
Observação: Já é um tipo mais antigo.
SprayJet
É bem simples: A válvula também chamada SprayJet lança a água com uma pressão muito forte dentro da câmara que, por sua vez, levará até o skimmer e eliminando os compostos orgânicos do aquário.
Beckett
Utilizando a válvula Beckett que é uma espécie de injeção de ar, esse tipo produz uma imensidão de bolhas. Isso o deixa entre os mais caros e melhores skimmers.
Esse tipo é recomendado para aqueles que trabalham com o aquarismo e que possuem um fluxo de caixa muito grande, pois, além de ser um tipo caro, ele também requer bombas de vazão alto, fazendo com que o consumo de água seja grande.
Logo, só compensa ter um desse se o tanque for grande.
Recirculantes
Os recirculantes usam bombas tanto na saída quanto na entrada do skimmer, misturando a água injetada no Sump.
Downdraft
Para finalizar, temos os Downdraft que, diferentemente dos Venturi, possuem bombas de alta pressão, uma maneira alternativa de fazer bolhas com a velocidade que a água é puxada pelo pequeno furo.
Esse skimmer já é utilizado em aquários maiores, normalmente acima de 200 litros.
É importante dizer que esse tipo também possui uma altura muito elevada, pois precisa de uma coluna alta de água.
Conclusão
O Skimmer é um aliado do aquarista, ajudando na limpeza para manter a qualidade da água e da vida de seus peixes. Existem vários modelos, e é preciso ficar atento e verificar qual é o ideal para os eu caso.
Se ficou alguma dúvida, visite nossa área de fóruns que nossa comunidade irá ajuda-lo. Visite a nossa página do Facebook e fique sempre antenado nas novidades da área.
Aquaristz – Aquarismo de A a Z