Você tem um aquário e quer fazer algo diferente com ele? Que tal um trabalho de aquapaisagismo para embelezá-lo e dar uma nova cara para o seu aquário?
Existe uma arte dedicada especialmente em transformar aquários em muito mais do que simples caixas contendo água, pedrinhas e algumas espécies de peixes.
Estamos falando do aquapaisagismo, que busca criar extraordinárias paisagens submersas empregando uma série de técnicas e materiais.
Aquapaisagismo é uma técnica que se utiliza de diversos materiais para o desenvolvimento de paisagens dentro do aquário.
Normalmente os materiais utilizados são troncos, pedras, plantas, substratos artificiais ou naturais.
Publicidade
No aquapaisagismo há diversas formas e estilos de abordar a paisagem no aquário. Vamos ver algumas delas.
Estilos de Aquapaisagismo
1. Estilo Dutch (holandês)
Esse estilo vem da Holanda no século XX. O seu método consiste em grupos de plantas crescendo a partir de um foco central do aquário, seguindo a premissa de plantas altas no fundo e plantas baixas a frente.
Apesar de parecer tudo simétrico, a disparidade é recomendada com grupos de plantas de tamanhos diferentes. A coloração e diversidade são pontos fortes na construção da aquapaisagem.
Os troncos e rochas não devem aparecer, portanto a beleza de cada planta deverá estar em maior destaque.
Além disso, as plantas deverão seguir um padrão diferenciado de tamanho e cor se comparado com suas vizinhas, exceto as dos fundos e laterais, que devem permanecer o mais natural possível.
Vale lembrar que o tanque deve ter um foco central de cores para obter um layout mais interessante. Também é legal ter um cardume de peixes para enfatizar a beleza das diferentes áreas constituídas em seu aquário.
Esse estilo é difícil, pois necessita de um extenso conhecimento de plantas aquáticas por parte do aquapaisagista.
2. Estilo Nature Aquarium
É um dos estilos mais utilizados pelos aquapaisagistas. Apesar de ser mais trabalhoso também é o mais prazeroso, pois é uma obra de arte transformando o seu aquário em uma paisagem natural.
A sua composição com rochas e troncos cria uma sensação de naturalidade juntamente com as plantas que vão crescendo no interior do aquário.
Com o passar do tempo essas plantas vão ganhando mais forma e beleza, tornando-se algo incrível de se admirar.
Aqui os peixes são um complemento devido ao seu comportamento, tamanho, cor e forma.
3. Estilo Iwagumi
Esse estilo tem sua formação mais ousada com pedras, de forma simples e elegante, juntamente com o compromisso de criar um ambiente natural.
Ao utilizar a pedra como base de criação, o estilo Iwagumi torna-se bastante desafiador e difícil.
O objetivo principal aqui é utilizar pedras na contagem ímpar, criando uma simetria e equilíbrio em um ambiente natural.
A utilização de fauna e flora é minimalista, por isso se utiliza plantas baixas.
A utilização de cardume de peixes pode ser utilizada, se passarem a sensação de calma e tranqüilidade.
4. Estilo Jungle – Aquário Plantado (Selva)
O principal objetivo desse estilo é criar uma “selva” dentro do aquário, e para tanto se utiliza de tanques maiores para poder representar.
Para um aquapaisagista iniciante esse estilo poderá ser difícil, mas quando implementado torna-se lindo e magnífico como outros estilos.
Aqui não há restrições de quantidade de plantas aquáticas e pode-se utilizar plantas com folhas largas.
Por isso, há uma grande concorrência pela luz e espaço, e é possível utilizar uma grande variedade de peixes.
5. Estilo Biótopo
Esse é um estilo que mais busca ser perfeitamente igual ao natural. Nesse projeto inclui a fauna e flora, e até mesmo a rocha e tronco.
Esse estilo é o mais fácil de fazer e conservar, pois não precisa de nenhuma investigação maior de como organizar e mantê-lo.
Quando você estiver montando o seu aquário Biótopo faça-o como se fosse um artista, ou um fotógrafo, e corte tudo que pareça desnecessário, mantendo a beleza e a harmonia sempre.
Não faça amontoados e seja o mais natural possível.
Vamos competir
Muitos aquapaisagistas gostam tanto do seu trabalho que querem mostrar isso para outras pessoas. Para eles o aquapaisagismo é um trabalho muito prazeroso e de alta concentração, e quanto mais pessoas admirando essa arte melhor.
Por isso, todos os anos existem competições para saber qual o aquário mais lindo do Brasil e do mundo.
Essas competições são divididas conforme o estilo de cada aquapaisagista, e recebe inscrições de todo o mundo para participar.
Publicidade
A busca para ficar entre os primeiros competidores é uma motivação extra, e quem sabe você não se anima, faz um jardim dentro do seu aquário e comece a competir.
Conclusão
O aquapaisagismo é muito importante, pois nos permite a identificar a beleza dentro de um aquário, e ao olharmos uma obra de arte feita com tanto trabalho e planejamento, isso com certeza nos emociona.
O objetivo principal do aquapaisagismo é ter um jardim de verdade dentro de um aquário, representando ambientes que a natureza nos proporciona.
Ali as plantas são colocadas de forma que cresçam e tornem-se mais lindas ainda com os contrastes entre elas. Tudo é organizado de forma bem estruturada, e em alguns estilos somente plantas de diversos tamanhos e cores podem ser utilizadas para embelezar o aquário.
Já em outros estilos, somente a pedra com poucas plantas baixas podem ser utilizados. Alguns no entanto, a junção de pedras, plantas e troncos são permitidas, dando uma maior realidade à obra.
Independente do estilo que você escolher trabalhar o aquapaisagismo, temos a certeza que o trabalho final será muito gratificante e belo.
Você gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário, curta e compartilhe com seus amigos. Também faça parte do nosso fórum de discussões, tirando dúvidas e aprendendo muito mais sobre aquarismo e outros assuntos.
Aquaristz – Aquarismo de A a Z
Boa noite, me indicaram vcs, e de início já gostei muito do site, gostaria de umas ideias de como montar o paisagismo no meu Aquario, pois vai ter visão para os dois lados
Boa noite Fabricio! Seja bem vindo ao Aquaristz! você pode tirar dúvidas, postas artigos no nosso fórum específico para aquário plantado de água doce:
https://www.aquaristz.com/forums/forum/agua-doce-iniciantes/plantado/
Abraço!